segunda-feira, 23 de julho de 2018

Revista do Heinkel-Club

Na última revista do Heinkel-Club foi publicado um artigo da autoria de um tal Norbert Scherer, que participou no nosso 20º encontro, aqui vai a tradução.

Encontro-me de momento de férias em Portugal. Contactei por cá o Klaus Dietrich Schulz (presidente da Mesa dos Amigos da Heinkel) que logo me convidou a participar no 20º Passeio Turístico Anual dos Amigos da Heinkel. 
Na Autocaravana trouxe a minha Honda e não a minha Heinkel (mas ambas teem de comum o “H” no início da palavra).
Aceitei o convite com muito prazer, pois acho que nada é mais importante do que os contactos pessoais.
Alterei o meu itinerário para estar em Lisboa a tempo de poder participar neste evento, que consistiu num passeio de 110km a percorrer  em semi-círculo á volta de Lisboa. 
O tempo não estava famoso. Chuva, o que originou que alguns dos Amigos deixaram as suas motas em casa e vieram de carro. 
O ponto de encontro foi á frente do Palácio de Queluz, seguindo-se o passeio por Pêro Pinheiro, Cheleiros até á Igreja Nova, onde o Amigo António da Silva Esteves havia convidado todo o grupo a tomar um excelente pequeno almoço nas suas instalações.
No pavilhão estava em exposição a sua colecção de scooters Heinkel, em especial as motas 150cc a 2-tempos, todas elas restauradas a rigor. 
Foi a mota que teve em jovem, e com a qual fazia as suas peripécias para agradar ao mundo feminino. 
Agora toda a sua família ajudou a preparar este pequeno almoço fazendo-se notar a sincera hospitalidade com que foram recebidos estes seus Amigos.
Nesta primeira etapa até Igreja Nova eu não participei, porque teria que fazer o trajecto duas vezes (ida e volta) pois tinha passado a noite perto da Ericeira, e foi uma medida acertada porque senão teria apanhado muita chuva, mesmo assim, até Igreja Nova ainda apanhei uma molhazita, em último caso já admiti não continuar o passeio, pois a condução nas estradas molhadas não foi nada agradável e escorregadias ao ponto que dois dos Amigos não conseguiram evitar a sua quedazita.  
Aqui então estabeleceram-se os primeiros e muito amigáveis contactos com os Amigos, fiz algumas fotos das motas que participaram.
Vê-se que ainda se encontram motas a funcionar no dia-a-dia, e que não foram super-restauradas, o que interessa é que a mota trabalhe, independentemente da sua originalidade, mesmo se o motor de arranque não funciona a solução é um empurrãozinho.
Depois do pequeno almoço já o mundo era outro, o tempo abriu, a chuva acabou e por vezes até saiu o sol. O trajecto passou por Bucelas – Vila Franca de Xira – Porto Alto – Alcochete.
Em Vila Franca atravessou-se o Rio Tejo, a seguir a Alcochete restaram 5km até ao destino desse passeio, que foi o Restaurante Panorama  “Moinho da Praia” junto á Praia do Samouco. 
Para o estacionamento do nosso grupo estava reservado o pátio interior do restaurante. Uma vista deslumbrante sobre o Delta do Tejo e por trás a Ponte Vasco da Gama, agora já em pleno tempo de Sol, a maré estava a encher e como tal avistava-se uma longa fila de pescadores de molúsculos a caminharem pelo lodo para terra. 
A Foto do Grupo da praxe foi por mim tirada ainda antes do almoço. Seguiu-se então uma autêntica comezaina durante 3 horas, pois sem dúvida que aqui se sabe bem viver. Poderíamos nos Alemães cortar uma fatia neste aspecto. 
No fim do almoço começaram as despedidas e cada um seguiu para seu destino, eu voltei com o meu anfitrião Klaus e mais alguns outros Amigos pelo caminho mais directo  com portagens pela Ponte Vasco da Gama, A8 e A21 até á Igreja Nova, onde na casa do António ainda se petiscou alguns restos do pequeno almoço, e não só. Juntaram-se ali alguns dos Amigos empanados, por exemplo alavanca de mudanças partido, coisas que nos são bastante conhecidas.  
Finalmente,  pelas 20.00 horas cheguei  de regresso á  minha autocaravana. 
Há uma coisa ainda a dizer:  um “Obrigado Amigos”.
Foi simplesmente formidável estabelecer novos contactos e criar amizades, pode dizer-se que é única a hospitalidade e cordialidade dos Portugueses.
Mais informação encontram na página dos Amigos da Heinkel:
Esta crónica foi elaborada com a colaboração de Klaus Dietrich Schulz (Portugal).

Sobre o encontro em Abrantes a 16-17.06.2018 “II Encontro de Micro-Carros e Sidecars Antigos”  farei igualmente um relatório.









Sem comentários:

Enviar um comentário